O Desejo de Audiência

No nosso mundo capitalista, quase tudo gira em torno do poder, do lucro, e a mídia não pensa diferente. Ela sabe que para lucrar deve conseguir audiência, e sabe também que influi diretamente no dia-a-dia das pessoas. Não se sabe o porque, é natural do ser humano dar mais importância a fatos e acontecimentos negativos, ruins. Não se sabe se é por medo de acontecer, ou se o ser humano gosta de ver tragédias, mas o fato é que a mídia sempre dá uma importância extra a notícias ruins, desnecessárias... e sim, atuais.

Pode estar acontecendo uma tragédia a milhões de anos que matou milhões de pessoas, e pode estar acontecendo uma pequena manifestação de um vírus de gripe que matou algumas pessoas num pequeno lugar de um continente; a mídia opta por dar ênfase a notícia pequena, NOVA, e  para conseguir audiência ela  "embeleza" a notícia, faz com que ela pareça muito importante e cria no telespectador uma necessidade de se manter atualizado sobre aquele assunto, sobre aquele acontecimento e assim, assistir a uma próxima edição do jornal, do noticiário...

Um exemplo pesquisado é o da notícia sobre o avião que caiu na Bahia; vários sites, vários mesmo, abordaram sobre a tragédia que matou 15 pessoas, e no entanto milhões de pessoas morrem por dia de fome no mesmo estado, no mundo mais um milhão morrem de AIDS, e a mídia mostra o novo. Já estamos cansados de saber que milhões de pessoas morrem de AIDS por falta de informação mesmo... Queremos saber de uma tragédia rara, que a chance de acontecer é uma em mil, da queda de um avião... enquanto uma em cada oito pessoas corre o risco de pegar AIDS no mundo.

 

The End

0 comments about this work Feed