Capítulo 1 Preparando-se para o desafio

"Haja ou não haja frutos, é pelo sonho que vamos"

Carlos Drummond de Andrade

 

Gosto de apresentar este início do “ritual” com uma observação: se você começou a ler este capítulo, então já está pronto para o desafio. Talvez não saiba, ou não acredite nisso, mas está pronto.  Todo grande desafio começa com uma atitude, com uma ação. A sua ação foi pegar este livro e confiar nele.

Agora deve estar se perguntando: “Mas por que esse nome? O que significa o desafio da madrugada?”. Pois bem, vamos explicar melhor. Alguns sábios dizem, há milhares de anos, que a madrugada tem algo de místico. Diversos rituais foram e ainda são executados após a meia-noite. É um momento em que nosso planeta se veste de outras cores, se fantasia. No meio dessa roupagem está a verdade, o silêncio que guarda nossos medos, até mesmo segredos que poucos conhecem. Em meio a tantos segredos, nossa mente se revela. O cansaço nos induz a não mentirmos para nós mesmos. A rotina sumiu, tudo está diferente nestas poucas horas que quase nunca vivemos. É como uma entrega total, e é disso que precisamos para vencermos nossos medos, nossas angústias.

Criei esse desafio em uma madrugada de 2008, quando me sentia sozinho e cheio de problemas.  Estava desempregado, com 30 anos de idade, morando com meus pais, com minha namorada seguindo em frente e eu aqui, parado. Não sabia mais o que fazer da minha vida, tinha tantas idéias incríveis, projetos que fascinavam a todos, sonhos maravilhosos... Mas nada de bom me acontecia. Parecia uma prisão, mais do que isso, uma maldição.

Então, naquela madrugada de julho de 2008 decidi mudar. Estava em minha cama, pronto para dormir, mas minha cabeça rodava com tantas dúvidas e sensações que perdi totalmente o sono. Então disse pra mim mesmo: “se não vou dormir, então vou resolver minha vida agora, não vou esperar mais um segundo”. E aí surgiu meu desafio. Cada pessoa tem sua prioridade no desafio, mas criei uma ordem que ajuda a resolver de uma maneira mais prática todos os aspectos de nossas vidas. Posso dizer que naquele momento nada estava a meu favor. Até mesmo minha namorada estava se afastando de mim, perdendo interesse e esperança em nosso relacionamento.

Outra coisa interessante que percebi é que o ambiente da madrugada me proporcionou o que faltava. Era como um cenário, uma ambientação diferente, que me tirou da realidade triste e de sofrimento que eu vivia durante o dia. Foi um lugar seguro, para eu ser sincero comigo, e ao mesmo tempo não poder esconder nada de mim. Eu ficaria acordado até que tudo estivesse esclarecido. E isso tudo teria começo e fim nas próximas horas, até o amanhecer. Posso dizer que essa primeira atitude mudou muito minha vida. De uma maneira quase mágica, no dia seguinte eu já estava ativando diversas coisas que mudaram minha vida por completo. Mais do que isso, pessoas importantes para minha mudança apareceram, com soluções que eu não havia pedido conscientemente, mas que estavam lá, à minha disposição. Eu realmente havia “aberto meu coração” para tudo isso se aproximar de mim.

Portanto, este livro foi feito para começar a ler depois das 0h00. Antes disso, desista. Não se engane, algo de mágico está guardado nele, e só depende de sua escolha. Caso tenha começado antes da madrugada, vá fazer outra coisa, ou até mesmo prepare-se para estar disposto quando for mergulhar nesta leitura. Mas seja honesto com você mesmo, comece após as 0h00.

Vale ressaltar que é de extrema importância começar esta leitura em um final de sexta-feira ou, no máximo, de um sábado. Isso para que não chegue cansado ao trabalho no dia seguinte, ou prejudique suas demais atividades e obrigações. Tenha consciência de suas atitudes, isso é primordial para o sucesso deste desafio.

Outro fator importante, vá antes ao banheiro, esteja limpo, de banho tomado e dentes escovados. Não deixe para se “aliviar” no meio da leitura. Coloque um copo d’água ao lado de seu posto de leitura. Caso tenha fome, faça um lanche leve e deixe ao seu lado. Nada de ficar comendo a sobra da macarronada agora. Isso vai fazer seu estômago estufar, todo sangue vai para lá e, quando menos esperar, você vai acordar ao meio-dia sem ter saído desta página. E, mais importante de tudo, não leia deitado em sua cama. Você pode até ler sentado na cama, mas o ideal é estar em uma poltrona, longe da possibilidade de nosso amigo sono te dominar.

Há uma velha história que li sobre a águia. Aprendi em livros preparatórios para concurso público. Nela são descritos detalhes da vida de uma águia, que todos devemos tomar como exemplo. A águia, diferente de outras aves, tem os olhos na frente de sua face, para atacar a presa sem erros. Outras aves possuem os olhos nas laterais, para fugir de seus predadores. A águia constrói seu ninho em montanhas altas. Isso protege seus filhotes, dificultando o acesso, e a mantém voando sempre, muito alto, o que ajuda no bem-estar físico e em sua jovialidade. Outras aves fazem ninhos baixos, e são muito fracas se comparadas à águia. Além disso, o ninho da águia é feito com espinhos, como se ela soubesse que não pode criar um ambiente de muito conforto, e dessa maneira ela fica pouco tempo “de molho”, tendo que sempre voar mais e mais, para conquistar a vida.  Já as outras aves...

Bem, você quer ser uma águia? Já é hora então de colocar espinhos em sua cama (não literalmente, claro), e sair pelo mundo, começar a grande aventura de sua vida.  Antes, prepare-se para tudo que vai vir. Sente-se, leia, aplique o que aprendeu (ou ainda, o que está por aprender).

Não deixe o sono dominar você. Mais uma vez, lembre-se que foi sua decisão ficar acordado esta madrugada, você está no comando. Mande esta mensagem para seu cérebro três vezes: “Eu vou ficar acordado esta madrugada por opção,  e continuarei firme em minha decisão”.

Saiba separar seus sonhos de seu sono. Esta é a hora de viver os sonhos como uma realidade. Portanto, anime-se, este é um dos momentos mais importantes de sua vida, senão o mais importante.

Pegue uma folha em branco de papel, uma caneta, e deixe bem próximo de você. Coloque um relógio à sua vista. Esteja certo de que já é madrugada, que tenha passado das 0h00. Não deixe passar muito disso, pois senão vai acabar virando um “desafio da manhã”, e os resultados não serão tão satisfatórios.

Aqui começa sua jornada. Boa sorte!

The End

0 comments about this work Feed