Serão as mídias isoladas?

Na Pró-Bio (ou pré-biológicas) os alunos do Col. Eng° Juarez Wanderley têm que fazer pesquisas sobre determinados temas. Porém há restrições para as pesquisas: Têm que ser de fotes confiáveis, peferencialmente de livros e as informações da Wikipédia são inúteis, já que é uma fonte em que qualquer um. Regras assim provavelmente fazem parte de uma redação de um jornal ou da coordenação de um blog. Mas será que as mídias "acham" suas notícias sozinhas, uma isolada da outra, ou elas interagem entre si? É o que veremos aqui.

Recentmente jornais e blogs plubicaram uma nota sobre o falecimento de um cantor do Reino Unido. Entre as informações pessoais do cantor, estava uma frase supostamente dita por ele. depois de certo tempo, um jovem assumiu ter inventado esta mesma frase, e a pôs na Wikipédia. Os jornais também disseram ter pego as informações na Wikipédia. Dois dias antes do término da 2ª Guerra Mundial, diversos jornais publicaram o fim da guerra, um seguido do outro, após um informante passar esta falsa informação.

Com esses dois exemplos, vemos que as mídias realmente estão interligadas. Antigamente eram jornais com jornais ou com rádios. Mas atualmente a internet entrou na jogada. E parece que é para nunca mais sair.

De fato as mídias estão interligadas como fonte de informações, mas a ligação não pára aí. Elas também se ligam para concorrência e para fornecimento de informações:

Fonte: de onde as informações saem, isto é, a origem destas;

Concorrência: as mídias concorrem por consumidores através de temas extremamente sensacionalistas e que estão na moda, como o H1N1 ou "gripe suína"

Fornecimento: elas competem entre si para ver quem vai oferecer mais informação ao receptor.

Nesse contexto está o fechamento de alguns jornais, que não aguentam a concorrência e a taxa de fornecimento da internet. esta, que para nós é uma bênção, para os jornais é uma maldição. Afinal, quem compraria um jornal para ler uma manchete se esta mesma manchete está de graça em diversos blogs na internet?

Com isso dá para ver que os diferentes meios de comunicação estão conectados em três esferas diferentes. Nada existe isoladamente. é possível comparar a mídia com um ecossistema em equilíbrio. se por um lado elas competem entre si restando apenas as mais estáveis (como uma seleção natural) por outro lado elas se utilizam mutuamente, assim como uma alga e um fungo formando um líquen. Como diria a bióloga Lynn Margullis: "nada no mundo conseguiu seu lugar através da força, mas sim estabelecendo relações harmônicas".

The End

0 comments about this story Feed