Jonas Brothers, na mídia brasileira

Como a mídia está mudando a ideologia das pessoas?

Atualmente, a sociedade vem lidando com um problema bastante constante: a mídia. Esse meio de comunicação em massa acaba, por maioria das vezes, ridicularizando ou idolatrando as celebridades, fazendo-a de acordo com seus interesses lucrativos e ideológicos.

Como exemplo dessa ideologia criada pela mídia, observei durante uma semana algo que estava em alta aqui no Brasil: Jonas Brothers, uma banda estadunidense de pop rock.

Durante algumas pesquisas na internet sobre o grupo formado por três irmãos, encontrei informações das mais diversas.

A vinda do Jonas Brothers ao Brasil é mais um capítulo que pessoas que levam música a sério terão que deglutir.”, essas são as palavras de Regis Tadeu, colunista do Yahoo! Brasil. Segundo ele montar um grupo virou uma atividade como outra qualquer, cujo objetivo é ganhar muito dinheiro vendendo caderno, mochila, telefone celular, adesivos e aparecer nas MTV’s da vida.

Já em outra reportagem, da Folha de São Paulo, uma mãe de uma fã dos Jonas Brothers diz: “Não se preocupe: sem exageros, a admiração pelos ídolos faz parte de um desenvolvimento para crianças e adolescentes.”. A mãe e a filha acham legal ‘idolatrar’ alguma celebridade, pois isso faz com que os jovens, em fase de decidir sobre quem ser futuramente, se apóiem em atitudes e comportamentos de pessoas consagradas pela mídia.

Desses dois pontos de vista totalmente opostos, podemos perceber como a mídia influencia diretamente na escolha de quem admirar ou idolatrar, ou até mesmo ridicularizar.

Em alguns casos o sensacionalismo vindo de reportagens, entrevistas, etc. se tornam tão exorbitantes que acabam prejudicando o relacionamento dos famosos com outras fontes de notícias, mas é isso o que gera audiência para a TV, rádio e internet brasileira.

A grande massa mundial que têm acesso a essas informações deve ter conhecimento de que nem tudo o que é divulgado pelos meios de comunicação são informações legítimas. Passando informações falsas a mídia consegue mudar a ideologia e a forma de pensamento das pessoas e trazer benefícios, como o lucro.

Por: Isabela Pimenta

The End

0 comments about this story Feed