Folha de São PauloMature

24/05/2009

Tragédia em Jaguariúna

Adriana Ferraz, Mariana Poli e Folha de S.Paulo
do Agora

JAGUARIÚNA -- Acabou em tragédia a 21ª edição do Jaguariúna Rodeo Festival, um dos maiores eventos do gênero do país, que acontece em Jaguariúna (123 km de SP). Na madrugada de ontem, quatro jovens morreram pisoteados e outros dez ficaram feridos durante tumulto iniciado por volta das 2h, enquanto a dupla João Bosco & Vinícius se apresentava no palco.

Com o acidente, a Justiça cancelou a apresentação de Victor & Leo (com os ingressos esgotados), que aconteceria ontem, e a do rei Roberto Carlos, que seria nesta noite (leia mais abaixo). Entre os mortos estão Vivian Montagner Contrera, 18 anos, de Campinas; Giovana Peretti, 27 anos, de Cosmópolis; Andréa Paola Machado de Carvalho, de Goiânia (ela estudava em Piracicaba); e Ariel Avelar, 19 anos.

Ainda há divergências em relação as causas do tumulto. De acordo com testemunhas ouvidas pela reportagem, houve uma briga na arena, e as pessoas que assistiam ao show tentaram sair do local usando os mesmos corredores nos quais outras tentavam entrar. O confronto gerou empurra-empurra e pessoas caíram umas sobre as outras.

Outra hipótese foi apresentada pelo prefeito de Jaguariúna Gustavo Perez e por policiais militares. Segundo eles, a confusão pode ter sido iniciada quando ladrões furtavam as pessoas. Um homem teria sacado uma arma e se identificado como policial.

O delegado titular da cidade, Ruy Prado Marcondes, disse ainda, baseado em depoimento, que os seguranças fecharam os portões da arena para evitar que mais pessoas saíssem ou entrassem nos corredores durante o tumulto. Na hora do tumulto, 27.244 pessoas estavam na festa. Segundo a Red Eventos, produtora do evento, a arena suporta 30 mil espectadores.

Após serem pisoteadas, as vítimas foram atendidas no local por equipes médicas do próprio evento e levadas ao Hospital Municipal de Jaguariúna, onde não resistiram.

Investigação
A polícia pegou as imagens do circuito interno da festa para averiguar o que realmente aconteceu. Informações da perícia feita ontem revelam que o público correu em direção a dois corredores que ligam a arena à praça de alimentação. A aglomeração da multidão em um espaço pequeno teria causado o acidente. Um perito deve solicitar a planta do evento e os alvarás de funcionamento.

O delegado vai investigar se houve superlotação, já que o site do evento informava que pessoas que não utilizaram ingressos de um show anterior poderiam usá-los na apresentação de ontem. O delegado vai solicitar a quantidade de bilhetes vendidos, o controle de catracas, entre outras informações da empresa. O inquérito deve ser aberto amanhã.

O prefeito disse ter achado estranho o fato de a PM não ter feito a segurança dentro do evento. Já o advogado de empresa afirmou que enviou um ofício requerendo policiamento, mas o comando da PM disse que faria apenas a segurança externa por conta do evento ser particular.

fonte: http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u570597.shtml

 

Comentário:A reportagem foi mais detalhada, Ele  aborda os nomes  das  vítimas: Vivian Montagner Contrera, 18 anos, de Campinas; Giovana Peretti, 27 anos, de Cosmópolis; Andréa Paola Machado de Carvalho, de Goiânia (ela estudava em Piracicaba); e Ariel Avelar, 19 anos. E descreve o acontecimento e as investigações.

The End

0 comments about this story Feed